Rondônia, 20 de Setembro de 2018
SAÚDE

As lentes de contato modernas

Fonte: Assessoria
  • As lentes de contato modernas
As lentes de contato estão ficando mais modernas, versáteis, seguras e democráticas. Mostra disso foram alguns lançamentos apresentados na Expo Abióptica, a principal feira do setor no Brasil, país em que 2 milhões de pessoas usam esse produto no dia a dia. Veja a seguir os destaques selecionados pela SAÚDE:

Lente para gaus altíssimos
A CooperVision inventou os primeiros produtos que atendem grandes falhas de visão, como -20 graus de miopia e -20 graus de hipermetropia. O máximo que se tinha até agora eram -12 graus.

Uma opção mais confortável
A Alcon trouxe lentes de silicone que permitem a entrada de mais oxigênio nos olhos. Isso previne futuros problemas oftalmológicos e dá muito mais conforto ao usuário.

Lente de contato que protege contra o sol?!
A Johnson & Johnson conseguiu a aprovação nos Estados Unidos das primeiras lentes de contato que escurecem em lugares iluminados — é a tecnologia Transitions, já utilizada em alguns óculos.

Como será o amanhã
Abaixo, você confere tecnologias ainda em estudo, mas que podem chegar ao mercado em breve.

Fim da picada: o Google desenvolveu uma lente que mede a glicose no organismo. A novidade facilitaria muito o controle do diabetes, que pode exigir picadas no dedo para colher gotas de sangue.

Sem erro no tom: experts da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, trabalham para inserir pigmentos em lentes. Assim, corrigiriam falhas na visualização de cores típicas do daltonismo.

Informação diretamente nos olhos: outras gigantes de tecnologia, como Apple e Samsung, já patentearam versões que tiram fotos, gravam vídeos… E mais: exibem notificações de e-mail e mensagem direto nos globos oculares!

Regras de ouro na hora de usar as lentes de contato

Na hora da compra, obedeça as orientações de seu oftalmologista.
Limpeza é fundamental: lave bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes.
Não as utilize se estiver com os olhos vermelhos ou irritados. Vá ao médico antes.
Tome cuidado extra com elas ao fazer exercícios e durante as viagens à praia.
A higienização das lentes deve sempre ser feita com produtos específicos.
Respeite o prazo de validade indicado pelo fabricante na embalagem.
Faça faxina no estojo e troque o recipiente se ele estiver sujo, riscado ou amassado.
E não se esqueça: nunca vá dormir com as lentes de contato nos olhos.


Fontes: Bruno Marconi, gerente de marketing da Coopervision; Gerson Cespi, gerente-geral da Coopervision; António Mendes, Diretor da Vision Care Alcon
  • As lentes de contato modernas