Rondônia, 18 de Agosto de 2019
ESPORTES

Brianna Van Buren bate Ju Thai nas semifinais e depois conquista título dos palhas no Invicta FC

Fonte: Assessoria
  • Brianna Van Buren bate Ju Thai nas semifinais e depois conquista título dos palhas no Invicta FC
Por Combate.com — Kansas City, EUA


Após a brasileira Virna Jandiroba deixar o cinturão vago do peso-palha (até 52kg) no Invicta FC ao assinar com o Ultimate, a organização exclusiva para lutadoras organizou um Grand Prix para definir a nova campeã. Na noite desta última sexta-feira, a americana Brianna Van Buren, com três vitórias na noite do evento realizado em Kansas City (EUA), conquistou o cinturão aos 25 anos. Pelo caminho, nas semifinais, ela bateu a brasileira Ju Thai.

O evento tinha algumas regras específicas: lutas de apenas um round de cinco minutos nas quartas de final e semifinais; decisão em luta de três rounds de cinco minutos; cada atleta tinha 30 minutos de recuperação entre uma luta e outra; a vencedora da luta reserva só entraria se em alguma das lutas titulares as duas lutadoras não pudessem seguir adiante.

Principal nome do evento com sete lutas pelo UFC no currículo, a mineira Ju Thai voltou ao Invicta depois de não renovar seu contrato com o Ultimate. Logo depois disso, a lutadora de 37 anos chegou a pensar na aposentadoria. Nas quartas de final, ela enfrentou a americana e também ex-UFC Danielle Taylor. A vitória veio por decisão dividida (9-10, 10-9 e 10-9).

A brasileira começou a luta tentando, à base do muay thai, manter a distância da rival menor, mas Taylor logo conseguiu levá-la para a grade, onde o duelo se manteve até o final. Ju Thai, no entanto, com envergadura muito maior, levou vantagem com joelhadas e sempre que esteve no clinche. Na sequência desta luta, Brianna Van Buren venceu Manjit Kolekar por finalização e ganhou o direito de escolher sua adversária nas semifinais, e escolheu Ju Thai.

Na fase seguinte, Ju Thai não conseguiu repetir a luta anterior e acabou dominada no chão, sem conseguir evitar a queda de uma adversária mais uma vez menor. Após usar o muay thai de novo para manter a distância, disparando chutes na linha de cintura de Brianna, a brasileira acabou sendo derrubada e colocada sentada de costas na grade. A americana logo conseguiu ficar por cima na meia guarda e amassava a rival. Ju Thai ainda conseguiu se levantar faltando um minuto para o fim da luta, mas isso durou cinco segundos, até que Brianna a levantasse e aplicasse nova queda, dominando o duelo até o final.

Na decisão do Grand Prix, Brianna Van Buren ficou frente a frente com Kailin Curran para definir quem seria a campeã. No primeiro round, Van Buren foi mais uma vez implacável e usou toda a sua força para dominar a adversária no chão. No round seguinte, repetiu o domínio no chão até conseguir a finalização com um mata-leão aos 3m49.
  • Brianna Van Buren bate Ju Thai nas semifinais e depois conquista título dos palhas no Invicta FC