Rondônia, 28 de Março de 2024
ESPORTES

Chefe da RBR diz que fez "tudo que podia" para manter Ricciardo na equipe em 2019

Fonte: Assessoria
  • Chefe da RBR diz que fez
Por GloboEsporte.com — Milton Keynes, Inglaterra


O anúncio da transferência de Daniel Ricciardo da RBR para a Renault chocou grande parte dos fãs da Fórmula 1. Na equipe austríaca desde 2014, o australiano tinha tudo encaminhado para assinar a extensão do contrato com o time comandado por Christian Horner antes do GP da Hungria. Entretanto, tanto o dirigente britânico como o consultor Helmut Marko foram surpreendidos pelo desejo do piloto em partir para um novo desafio com a Renault.

- Nós analisamos isso e acho que fizemos tudo o que podíamos para mantê-lo. Ele realmente disse isso – ele fez o clássico término de relacionamento – "não é você, sou eu". E acho que ele realmente queria assumir um novo desafio. Acho que ele provavelmente também estava preocupado com seu valor, com a evolução de Max Verstappen e provavelmente estava incerto sobre a Honda naquele momento. Posteriormente, ele viu que o que estávamos falando começou a entender - disse Horner em entrevista ao "Autosport".

Horner, inclusive, fez questão de salientar que em nenhum momento Ricciardo teria sido preterido por Max Verstappen durante o período em que ambos foram companheiros de equipe. Em 2018, o holandês terminou o campeonato com 249 pontos, contra 170 do australiano.

- O piloto número um nessa equipe é o piloto que está à frente na pista. Essa é a regra simples. E há zero favoritismo na forma como operamos a equipe, de um piloto para o outro. Daniel dirá isso muito abertamente. O México foi a primeira vez que Daniel superou Max desde Mônaco. As qualificações de Max foram ótimas, e isso provavelmente fez parte da decisão de Daniel em relação ao futuro.

O dirigente também reconheceu que o australiano teve a temporada de 2018 muito prejudicada por constante quebras do motor Renault. Ao final do ano, Ricciardo acumulou impressionantes oito abandonos em 21 etapas disputadas do campeonato.

- Acho que foi uma temporada difícil para Daniel. Ele teve que lidar com a evolução contínua de Max e, embora tenham ocorrido problemas para ambos os pilotos, eles tendiam a acontecer com Daniel aos domingos, em vez de com Max. O rolamento de embreagem que falhou com Daniel no domingo no México, Max teve o mesmo problema na sexta-feira. Nos treinos no Brasil, o reservatório de óleo de Max desenvolveu um vazamento e uma rachadura que já estavam lá do México. Mas, felizmente, o carro não parou lá. E, no entanto, 12 meses atrás, Max estava tendo essa má sorte - concluiu.
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