Rondônia, 29 de Março de 2024
SAÚDE

Confirmada 1ª morte por leptospirose em RO por causa de cheia histórica

Fonte: Do G1 RO
  • Confirmada 1ª morte por leptospirose em RO por causa de cheia histórica
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho divulgou, nesta terça-feira (8), o primeiro registro de morte por leptospirose. A morte ocorreu dia 22 de março e foi confirmada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Um pedreiro, que morava no Residencial Cujubim, localizado na Estrada do Santo Antônio, trabalhava cavando poço e foi infectado depois que teve contato com a água contaminada da enchente.
“Infelizmente tivemos o registro da morte desse trabalhador. E é um caso que serve de alerta para a população, para que os moradores das áreas alagadas redobrem os cuidados e não deixem as crianças brincarem na água”, disse o secretário.

Os casos de leptospirose no estado somam mais de 50. Em Porto Velho, são 23 confirmados pela Semusa. Os dados são do dia nove de fevereiro até o dia seis de abril.
A prefeitura tem orientado a população para que as pessoas que estiverem com diarreia, vômito, dor de cabeça e outros sintomas que procurem uma unidade de saúde para fazer a notificação e evitar a automedicação.
A assessoria técnica da Companhia de Abastecimento e Esgoto de Rondônia (Caerd) confirmou que aumentou a dosagem de cloro na água como alternativa de descontaminação do produto que chega às casas por tubulações subterrâneas.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o número (69) 8473-4788, com plantão 24h, para que dúvidas sejam sanadas.
Também por causa da enchente, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) registrou mais de 40 casos de pacientes que foram picados por cobras, aranhas ou escorpiões. São, pelo menos, 30 casos a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.
  • Confirmada 1ª morte por leptospirose em RO por causa de cheia histórica