Rondônia, 28 de Março de 2024
GERAL

Decretado estado de alerta em Porto Velho/RO por cheia do Rio Madeira

Fonte: da Redação
  • Decretado estado de alerta em Porto Velho/RO por cheia do Rio Madeira
Um mapeamento, feito pela Defesa Civil de Porto Velho, já identificou 500 famílias ameaçadas pelas cheias do Rio Madeira este ano. A cota atual, de 14,12 metros, anunciada na sexta-feira (27), era esperada para fevereiro de 2014, informou o coordenador da Defesa Civil, coronel José Pimentel, que definiu a situação como 'atipicidade sazonal'. O prefeito de Porto Velho, Mauro Mauro Nazif, decretou estado de alerta, com aval da Procuradoria Geral do Município.
"Ainda assim a situação é preocupante. Se o nível do rio for elevado em mais 1,5 metro, haverá transbordamento", afirmou Pimentel. O meteorologista Luiz Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), disse que a previsão de chuva será intensa no período do Natal e Ano Novo.
Há risco de uma nova enchente na região dos bairros Nacional, Triângulo, Baixa da União, Balsa, Cai n'Água, Triângulo e imediações do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, de acordo com a Defesa Civil.
A prefeitura busca a parceria do Exército Brasileiro e do governo do estado para construir abrigos. A secretária da Secretária Municipal de Assistência Social, Josélia Ferreira, solicitou autorização da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para utilizar o ginásio de esportes Cláudio Coutinho em caso de incidentes.
"Respeitaremos a decisão de quem queira ir para casa de parentes, mas há muitas famílias que, infelizmente, devem ser removidas para abrigos públicos se o pior acontecer", disse a secretária. Outra idéia, segundo a Defesa Civil, é montar módulos em local coberto, na área central da cidade.
O alerta antecede o estado de emergência, que foi reconhecido, no ano passado, somente no mês de abril, quando 133 famílias ficaram desabrigadas em cerca de dezesseis regiões e subregiões da capital.
O distrito de Porto Velho - São Sebastião -, é o que apresenta maior vulnerabilidade ao impacto da ação antrópica (desbarrancamentos e erosões), segundo a Defesa Civil e foi vistoriado na sexta-feira (27). A abertura das comportas da Usina de Jirau e o afogamento da bacia hidrográfica do Madeira, acredita o coordenador da Defesa Civil, anteciparam o alerta.
SOS comunidade
As autoridades apelam aos cidadãos que informem a possível ocorrência de desastres naturais em Porto Velho através do telefones (69) 3901 3020 (Defesa Civil Municipal), ou através de SMS, aos celulares (69) 9336-6331 e (69) 9220-2418. O apelo é dirigido, em especial, aos líderes comunitários dos bairros mais ameaçados pelas enchentes.
  • Decretado estado de alerta em Porto Velho/RO por cheia do Rio Madeira