Rondônia, 17 de Novembro de 2019
ESPORTES

Fórmula 1: FIA deve eliminar regra que obriga dez primeiros a largarem com pneus do Q2

Fonte: Assessoria
  • Fórmula 1: FIA deve eliminar regra que obriga dez primeiros a largarem com pneus do Q2
Por GloboEsporte.com


A FIA sugeriu uma mudança de regras para os pneus na próxima temporada da Fórmula 1. Atualmente, é obrigatório que os pilotos que avançam ao Q3 usem os mesmos pneus que utilizaram no Q2. Mas a mudança, incluída no último esboço das regras esportivas para 2020, que foram emitidas para as equipes, só entrará em vigor se todos os times aprovarem.

A entidade procura um maior equilíbrio entre as equipes, e quer "bagunçar" as corridas com algumas novas regras - baseadas em que os dez primeiros pilotos do grid começariam com um pneu mais macio e menos durável do que os do pelotão intermediário.

De acordo com a FIA, as três principais equipes do grid — Mercedes, Ferrari e Red Bull — são beneficiadas com o atual regulamento e poderiam traçar estratégias diversas ao largar com pneus mais lentos, como os médios, aproveitando o melhor momento nas provas.

O prazo para que as mudanças sejam votadas pelas equipes é dia 30 de abril de 2020, e é preciso que haja unanimidade entre todos os times.

Outra mudança planejada para 2020 que ainda está para ser aprovada, é uma mudança nos treinos, com objetivo de criar um elemento surpresa para o início da corrida. Atualmente, os pilotos treinam as simulações de largada habitualmente na saída do pitlane, o que não será mais permitido. Eles poderão realizar esses testes no final dos treinos livres 1 e 3 - sistema que já é usado em pistas como o Mônaco, onde não é possível fazer partidas na saída do pitlane.
  • Fórmula 1: FIA deve eliminar regra que obriga dez primeiros a largarem com pneus do Q2