Rondônia, 28 de Março de 2024
POLÍTICA

Justiça procura por ex-presidente da Assembleia condenado por peculato

Fonte: Assessoria
  • Justiça procura por ex-presidente da Assembleia condenado por peculato
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) Natanael José da Silva é considerado foragido da Justiça. O mandado de prisão contra ele foi expedido no dia 23 de junho de 2014, por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ainda não foi cumprido porque o condenado não foi encontrado pela polícia, apesar das inúmeras tentativas.
Natanael, que também é ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi condenado por peculato, coação, entre acusações por destruir provas e suprimir documentos com o objetivo de paralisar a ação da Justiça. O ex-presidente da ALE-RO chegou a queimar documentos e arrancar computadores no momento do cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
A ação é de 2003 e refere-se a provas coletadas em 2001, quando Natanael era presidente da ALE-RO. Cerca de R$ 600 mil teriam sido desviados para contas de empresas de propriedade de Natanael.
Com a quebra do sigilo bancário, foi comprovando ainda que, de janeiro a abril de 2001, mais 55 cheques administrativos, totalizando R$ 207.855 foram desviados, em nome de pessoas físicas diversas. Na época, o ex-deputado justificou que a maioria das pessoas apontadas não tinha qualquer ligação com a Assembleia Legislativa de Rondônia.

Natanael foi condenado em maio de 2010 e desde então vinha tentando recorrer das mais diferentes formas, porém, no dia 11 de fevereiro de 2014 o processo transitou em julgado, ou seja, não caberiam mais recursos.
O ex-presidente da ALE-RO pegou pena de 14 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado, além de 170 dias multa no valor de um salário mínimo cada. O mandado de prisão determina o recolhimento do acusado para a Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, conhecida como Urso Panda.


Fonte: G1 RO
  • Justiça procura por ex-presidente da Assembleia condenado por peculato