Rondônia, 20 de Setembro de 2018
GERAL

Monte Negro completa 26 anos de emancipação, em Rondônia

Fonte: da Redação
  • Monte Negro completa 26 anos de emancipação, em Rondônia
Por Rondonia24horas


O município de Monte Negro, localizado em Rondônia, surgiu como núcleo urbano de apoio rural do Projeto de Assentamento Dirigido Marechal Dutra com o nome de Boa Vista. Neste ano é comemorado no dia 12 de fevereiro.

O município antes teve o nome de Boa Vista, mas por ser homônimo da capital de Roraima, foi mudado depois da emancipado em 1992, sendo o seu primeiro prefeito eleito o Sr. Paulo Amâncio, com mandato de 1992 à 1996. Sendo que na época a sua economia baseada na agricultura, pecuária e também exploraexploração do extrativismo vegetal e mineral.

Emancipação

No entanto, devido ao seu desenvolvimento sócio-econômico, em 13 de fevereiro de 1992, através da Lei Municipal n.º 378, foi transformado em município com a denominação de Monte Negro, fazendo referência a um acidente geográfico que leva o mesmo nome. A criação foi assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Ariquemes.

Aniversário

O feriado municipal foi alterado para esta segunda-feira (12/02), através do Decreto de Lei n°1.401, no órgãos e fundações públicas no âmbito direto ou indiretamente, sendo assim retomando as atividades administrativas na próxima quarta-feira (14/02) das 14 as 18h, no município. Apenas em atividade os serviços essenciais e indispensável à população.

Cidade

A área urbana de Monte Negro, fica aproximadamente 250 quilômetros da capital do Estado de Rondônia. Há uma estimativa populacional acima de 15 mil habitantes, no município. Atualmente, a prefeitura está sendo administrada pela gestão de Evandro Marques e vice Micele Moraes. A Câmara Municipal conta com 09 legisladores, sendo presidida pelo vereador José Edson (Batoré ).
  • Monte Negro completa 26 anos de emancipação, em Rondônia