Rondônia, 06 de Abril de 2020
GERAL

Monte Negro completa 28 anos de emancipação, em Rondônia

Fonte: Assessoria
  • Monte Negro completa 28 anos de emancipação, em Rondônia
O município de Monte Negro, está localizado na região do Vale do Jamari em Rondônia, este surgiu como núcleo urbano de apoio rural do Projeto de Assentamento Dirigido Marechal Dutra com o nome de Boa Vista. Neste ano será comemorado no dia 14 de fevereiro através do decreto nº 101/2020, da Prefeitura.

O município anteriormente teve o nome de Boa Vista, mas por ser homônimo da capital de Roraima, foi mudado depois da emancipado em 1992, sendo o seu primeiro prefeito eleito o Sr. Paulo Amâncio, com mandato de 1992 à 1996. Sendo que na época a sua economia baseada na agricultura e pecuária, sendo uma das grandes produtoras de café do estado, também explorava o extrativismo vegetal.

No entanto, devido ao seu desenvolvimento sócio-econômico, em 13 de fevereiro de 1992, através da Lei Municipal n.º 378, foi transformado em município com a denominação de Monte Negro, fazendo referência a um acidente geográfico que leva o mesmo nome. A criação foi assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Ariquemes. (Fonte: Toponímia de Rondônia/Gerino Alves da Silva Filho/Revista Bras. Geog.Volume 57, n.3, 1995)

O prefeito Evandro Marques e vice Micele Moraes em exercício parabeniza o aniversario do município.
  • Monte Negro completa 28 anos de emancipação, em Rondônia