Rondônia, 17 de Novembro de 2019
MUNDO

Montenegrense acadêmica do Campus Ariquemes realiza mobilidade estudantil na Colômbia

Fonte: Assessoria
  • Acadêmica do Campus Ariquemes realiza mobilidade estudantil na Colômbia
Desde setembro a acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, Alice Bobika, participa de mobilidade estudantil em Palmira, na Colômbia. O intercâmbio segue até dezembro de 2019, com a estudante desenvolvendo pesquisas e estudando disciplinas na Universidad Nacional de Colombia (UNAL).

Alice relembra que para chegar à Colômbia foi cansativo. “Vivo na cidade vizinha a Ariquemes então até Cuiabá viajei um dia. No aeroporto foi uma novidade, não conhecia um aeroporto, me senti um caipira na cidade grande”, diz entre risadas. “Passamos por 2 turbulências durante a viagem. Chegamos no domingo e na terça fomos à universidade conhecer nosso orientadores”, complementa.

A acadêmica divide moradia com mais quatro pessoas, dentre elas, mais dois estudantes do IFRO (Henrique e Ghabriely), um colombiano e um hondurenho. “O convívio é bom e com eles aqui aprendemos mais rápido espanhol. Entendo praticamente tudo e cada vez mais. Às vezes não entendo, mas as pessoas aqui são pacientes para explicar”, acrescenta.

A estudante de Ciências Biológicas comenta que a Universidade Nacional da Colômbia é relativamente perto de onde moram. “Às vezes vamos de moto, mas majoritariamente vamos a pé. Adoro as aulas, são muito agradáveis e mesclam teoria e prática. Estou conhecendo pessoas novas e fazendo amigos. As aulas vão bem. Faço cinco matérias aqui, talvez eu deixe de fazer algumas para focar no meu projeto. Começaram as saídas a campo, super boas afinal. Estou adorando”, detalha.

A princípio Alice tinha como tema de pesquisa “Ácaros fitoseídeos/acarologia agrícola - Citricultura, cultivo ou plantação de frutas cítricas”, mas o mesmo foi alterado. “Estou trabalhando com a caracterização de ácaros associados a árvores das famílias: Lauraceae, Fabaceae e Malvácea presentes na Universidad Nacional de Colombia, Sede Palmira. Esse não era meu projeto, mas já estou vendo de outra maneira e pretendo fazer algo parecido quando regressar ao Brasil, porém mais específico”, explica.

Alice complementa que, ao voltar para o Brasil, espera poder difundir os conhecimentos que aprendeu na Colômbia. “Espero desenvolver meu projeto, aprender novas coisas e voltar ao Brasil podendo divulgar meu projeto e as experiências passadas aqui”, reforça.

“Super boas, afinal. Estou adorando... tirando o frio”, comenta a estudante

Fonte: IFRO
  • Acadêmica do Campus Ariquemes realiza mobilidade estudantil na Colômbia
  • Acadêmica do Campus Ariquemes realiza mobilidade estudantil na Colômbia