Rondônia, 28 de Outubro de 2021
Variedades

OSIRIS-REx deixa asteroide Bennu e inicia volta à Terra

Fonte: Assessoria
  • OSIRIS-REx deixa asteroide Bennu e inicia volta à Terra
A espaçonave OSIRIS-REx está voltando para casa. Depois de quase cinco anos no espaço, a nave retorna com amostras de rochas e poeira do asteroide Bennu. OSIRIS-REx ligou os motores a todo vapor por sete minutos e pegou a estrada de quase 300 milhões de quilômetros às 17h23 (horário de Brasília) desta segunda-feira (10).

Essa foi a manobra mais significativa da espaçonave desde que chegou em Bennu, em 2018, de acordo com a Nasa. Ao ligar os motores, OSIRIS-REx foi empurrada para longe do asteroide a quase mil quilômetros por hora. Ela deve levar dois anos e meio para chegar à Terra.

A espaçonave vai ligar os motores mais uma vez para voar pela Terra, em segurança, e entrar em uma trajetória para circundar o Sol dentro da órbita de Vênus. Serão duas voltas ao redor do astro do Sistema Solar. Só depois disso que OSIRIS-REx vai chegar à Terra, no dia 24 de setembro de 2023.

Então, a cápsula contendo os pedacinhos do Bennu vai se separar do resto da espaçonave e entrar na atmosfera terrestre. Espera-se que a cápsula caia, de paraquedas, o deserto do estado norte-americano do Utah, onde os cientistas vão esperar para recuperá-la.

“As muitas realizações do OSIRIS-REx demonstraram a forma ousada e inovadora em que a exploração se desenvolve em tempo real. A equipe aceitou o desafio e agora temos uma parte primordial de nosso sistema solar voltando para a Terra, onde muitas gerações de pesquisadores podem desvendar seus segredos”, destacou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência na sede da Nasa.

Fonte: Olhar Digital
  • OSIRIS-REx deixa asteroide Bennu e inicia volta à Terra