Rondônia, 07 de Dezembro de 2019
GERAL

Prefeitura realiza o Recadastramento Imobiliário de Monte Negro, em RO

Fonte: Assessoria
  • Prefeitura realiza o Recadastramento Imobiliário de Monte Negro, em RO
O "Recadastramento Imobiliário" é uma ação da Prefeitura de Monte Negro que vai atualizar informações cadastrais de imóveis e seus proprietários, em todos os bairros da cidade. O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças. Esta é a última etapa da atualização da base cartográfica do município, iniciada em com a captura de imagens aéreas da cidade, técnica conhecida como levantamento aerofotogramétrico. O mapeamento por foto aérea identificou uma série de alterações em terrenos, construções, infraestrutura, divisões territoriais, equipamentos urbanos, malha viária, elementos naturais e outros, que não constavam no cadastro imobiliário da administração municipal.


Qual a necessidade de realizar o Recadastramento Imobiliário?

O cadastro imobiliário não era atualizado há muitos anos, portanto, a administração municipal precisa conhecer melhor o município que cresceu muito nos últimos anos. Assim, a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários em áreas como transporte, defesa civil, obras, saneamento, meio ambiente, segurança pública, rede viária, saúde e educação. As informações também serão utilizadas para fins de regularização fundiária.


Quais benefícios o recadastramento traz para a população?

– Regularização cadastral: os imóveis passarão a ser cadastrados com informações atuais e no nome do verdadeiro proprietário.

– Planejamento urbano: a administração municipal poderá melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários na cidade, além de utilizar as informações para fins de regularização fundiária.

– Modernização: a ação faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária que está em andamento para modernizar procedimentos e serviços prestados pela Segafin. Para isso, é necessário um cadastro atualizado, que, também, vai abastecer o novo e moderno Sistema da Administração Tributária, que está em desenvolvimento.


Como é feito o Recadastramento?

Agentes credenciados da Gerplan Engenharia e Geotecnologias – empresa contratada para executar os serviços – irão visitar as residências para coletar dados sobre os imóveis e seus proprietários. Eles também fazem o registro fotográfico das fachadas dos imóveis.


Como reconheço os agentes cadastradores?

Os profissionais estão identificados com crachás e padronizados por camisetas com a logomarca da Gerplan. No crachá, além de nome completo e número de RG, constam a assinatura idêntica ao do documento de identidade e os números telefônicos de contato para tirar dúvidas sobre o recadastramento imobiliário.

O prefeito Evandro Marques destacou que, com o recadastramento dos imóveis, será possível renovar o plano diretor para que o município possa receber empresas que queiram se instalar na cidade, gerando renda e empregos para os montenegrinos. “O benefício que teremos com essa regulamentação voltará para a sociedade em forma de melhoria dos serviços da educação, saúde, estradas, segurança e moradia. Com o recadastramento nós iremos conhecer quem realmente tem um imóvel, quais as especificações de cada uma dessas construções” afirmou


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMMN
  • Prefeitura realiza o Recadastramento Imobiliário de Monte Negro, em RO