Rondônia, 18 de Outubro de 2017
SAÚDE

Saiba como evitar o contágio da catapora, doença comum nos meses de primavera

Fonte: Assessoria
  • Saiba como evitar o contágio da catapora, doença comum nos meses de primavera
Por John Matos

As mudanças climáticas e o período seco, característicos da primavera, podem favorecer a propagação de doenças como a catapora.

Transmitida por um vírus, a infecção, também chamada de varicela, causa irritações e feridas avermelhadas pela pele. Nessa época do ano, pais e responsáveis precisam ficar atentos com as crianças, evitando hábitos como o de levar as mãos à boca ou aos olhos, o que pode favorecer o contágio, como recomenda o médico pediatra da Secretaria de Saúde do DF, Kenicassio Jesus.

Sonora: "Evitar ambientes com aglomerados de pessoas, evitar contato com pessoas infectadas, evitar tocar lesões de pessoas com a patologia e ingerir bastante líquidos."

A catapora também pode ser evitada com uma vacina, administrada principalmente em crianças entre 1 e 5 anos de idade, disponível gratuitamente na rede pública de saúde durante o mês de setembro. Uma vez infectada, a pessoa deve procurar um médico, que poderá realizar o diagnóstico adequado. Entre os sintomas iniciais, está a presença de febre e perda de apetite, como alerta o pediatra.

Sonora: "Geralmente, numa fase inicial, as lesões de pele, que é o que mais chama atenção, elas não aparecem. Pode aparecer febre, que no início é baixa; irritabilidade; inapetência; perda de apetite."

Entre as recomendações para quem já apresenta esses sintomas e já buscou ajuda médica, é o de evitar contato com o sol e ingerir líquidos.

Com a supervisão de Beatriz Arcoverde.
  • Saiba como evitar o contágio da catapora, doença comum nos meses de primavera