Rondônia, 28 de Março de 2024
SAÚDE

Servidores municipais da saúde de Monte Negro entram em greve na próxima terça-feira

Fonte: Assessoria
  • Servidores municipais da saúde de Monte Negro entram em greve na próxima terça-feira
Em assembleia geral realizada na manhã de quarta-feira, em frente a unidade hospitalar municipal, os servidores da saúde de Monte Negro aprovaram a greve geral por tempo indeterminado da categoria por discordar da proposta apresentada pela Prefeitura de 5% e o não envio para aprovação na Câmara, do Plano de Carreira.

O Sindsaúde enviou como representante, o diretor de Patrimônio e Administração, Golbery Paixão, e o diretor jurídico, Ednaldo Ferreira, que se reuniram, logo após a deliberação, para traçar as estratégias da greve da próxima semana. Segundo Golbery, uma comissão de greve já foi nomeada ontem mesmo, bem como a comunicação oficial ao Legislativo, Executivo e Judiciário.

Pesou na decisão, as péssimas condições de trabalho, falta de medicação, falta de material, atraso no pagamento de diárias e até de salários. Monte Negro já foi referência na saúde na região de Vale do Anari, mas a atual gestão, segundo o Sindsaúde, está sucateando em tempo recorde tudo o que se foi construído nas últimas administrações.

“O que acontece hoje em Monte Negro é um exemplo único de descaso e falta de compromisso. Estamos falando de uma gestão atrapalhada, e que chega a atrasar por até 60 dias o salário do trabalhador e não possui um mínimo de planejamento para dar conta de uma saúde que possui poucos funcionários e uma unidade de saúde de pequeno porte”, comentou Golbery.

Os representantes do Sindsaúde, em contato com os líderes da greve, tiveram acesso às informações financeiras da saúde de Monte Negro, verificando que o problema reside pura e simplesmente em falta de gestão. “Existe financeiro, mas não há orçamentário. Isso chama-se falta de planejamento. Enquanto isso, a Secretaria usa como desculpa a Copa do Mundo e o Governo Federal. Um absurdo sem tamanho”, considerou Golbery.

A crítica situação da saúde em Monte Negro é relatada pelos próprios servidores, casos costumeiros vivenciados dentro da unidade e que demonstram a extrema omissão do Município no setor. Dia desses, um lenço da unidade teve que ser rasgado para utilização em um paciente como se fosse atadura. Há ainda casos em que médicos plantonistas se recusam a atender pacientes porque estão dormindo.

“Estaremos em contato direto com o Comando de Greve para evitar qualquer tipo de assédio moral contra os servidores municipais. Iremos acionar o Judiciário para evitar essas investidas”, finalizou.

Fonte: SINDSAÚDE
  • Servidores municipais da saúde de Monte Negro entram em greve na próxima terça-feira