Rondônia, 28 de Março de 2024
MUNDO

Ucrânia bloqueia reduto insurgente pró-Rússia, dizem separatistas

Fonte: G1
  • Ucrânia bloqueia reduto insurgente pró-Rússia, dizem separatistas
O exército ucraniano bloqueou a principal estrada de acesso a Slaviansk e cercou a cidade, que é reduto de separatistas pró-Rússia, segundo um porta-voz dos separatistas.
A ofensiva na área de Donetsk, capital da região, ocorre a uma semana de um referendo para a criação de uma república autônoma, no dia 11 de maio, próximo domingo. Possivelmente, as ações do governo ucraniano têm o objetivo de impedir a realização da votação.
Em Odessa, cidade em que mais de 40 pessoas morreram na sexta, manifestantes pró-Ucrânia, alguns armados com cassetetes, reuniram-se neste domingo à e marcharam até a sede regional da polícia, defendendo a união do país.
Há expectativa que a cidade de Kramatorsk, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Slaviansk e que tem quase 60 mil habitantes, poderia ser o próximo alvo da "operação antiterrorista" lançada pelas autoridades de Kiev.

Segundo a agência EFE, no entanto, a ofensiva das tropas ucranianas sobre Slaviansk e Kramatorsk, teria sido suspensa neste domingo (4). No entanto, o governo da Ucrânia não teria descartado a possibilidade de ações militares em outras cidades.
De acordo com o jornal inglês "The Guardian", bloqueios anteriormente ocupados por separatistas são agora restos de pneus e madeiras queimados pelo exército ucraniano. Em muitos lugares, os separatistas estão reconstruindo seus postos de controle, em uma disputa por território.
  • Ucrânia bloqueia reduto insurgente pró-Rússia, dizem separatistas