Connect with us

POLITICA

PT define nomes ao Senado e inclui Confúcio Moura e Acir Gurgacz em Rondônia

Published

on

Já o segundo nome indicado para receber apoio é o do empresário Acir Gurgacz, atual presidente regional do PDT em Rondônia.

Fonte: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) já definiu, em nível nacional, alguns dos nomes que pretende apoiar na disputa pelo Senado nas próximas eleições. Em Rondônia, a legenda não terá candidato próprio, mas decidiu apoiar dois nomes de partidos aliados: o senador Confúcio Moura (MDB) e o empresário Acir Gurgacz (PDT).

Confúcio Moura aparece como a principal aposta do campo governista no Estado. Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador é considerado um dos apoiadores mais fiéis do governo federal e parceiro político do Planalto.

Já o segundo nome indicado para receber apoio é o do empresário Acir Gurgacz, atual presidente regional do PDT em Rondônia. A escolha, no entanto, pode gerar diferentes interpretações no cenário político local, especialmente em um Estado onde, segundo análises políticas, cerca de 74% do eleitorado tem perfil conservador ou de direita.

Enquanto o apoio a Confúcio Moura era considerado esperado, o aval do PT ao nome de Gurgacz pode ter efeitos políticos distintos. Para alguns analistas, a associação com um partido identificado com a esquerda pode afastar parte do eleitorado mais conservador, que poderia vir a apoiar sua candidatura.

No cenário nacional, o PT terá poucos candidatos próprios ao Senado, apostando em muitos casos em nomes de partidos aliados.

Entre os petistas confirmados estão Jorge Viana, no Acre; Randolfe Rodrigues, no Amapá; Gleisi Hoffmann, no Paraná; Benedita da Silva, no Rio de Janeiro; e Paulo Pimenta, no Rio Grande do Sul.

Já entre os aliados que devem receber apoio do partido estão Renan Calheiros (MDB), em Alagoas; João Azevedo (PSD), no Pará; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte; e Manuela D’Ávila (PSOL), no Rio Grande do Sul.

A definição dos nomes faz parte da estratégia nacional do PT e de seus aliados para ampliar a presença no Senado nas próximas eleições.

Por

JH Notícias

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Sílvia Cristina lança pré-candidatura ao Senado em Ji-Paraná neste sábado

Evento no Clube Vera Cruz reunirá lideranças políticas, apoiadores e pré-candidatos para oficializar o início da pré-campanha ao Senado.

Published

on

A deputada federal Sílvia Cristina promoverá, neste sábado (11), o lançamento oficial de sua pré-candidatura ao Senado Federal. O ato político será realizado às 18h, no Clube Vera Cruz, localizado no bairro Urupá, em Ji-Paraná.

A expectativa da organização é reunir lideranças políticas, apoiadores, pré-candidatos e representantes da federação União Progressista, além de integrantes de outras legendas.

Segundo Sílvia Cristina, o evento marca uma nova etapa de sua trajetória política e fortalece a pré-campanha para as Eleições de 2026.

“Chegou o momento de oficializar o nosso nome como pré-candidata ao Senado. Nossa pré-campanha está ativa e recebendo adesões de lideranças, e o evento vai dar um impulso ainda maior nessa pré-candidatura”, afirmou.

Mobilização política

A organização informa que o encontro pretende reunir representantes políticos de diferentes regiões do estado em um momento de integração e apresentação da pré-candidatura.

Sílvia Cristina também reforçou o convite aos apoiadores para participarem do lançamento.

“Contamos com a presença dos nossos amigos, apoiadores, lideranças e pré-candidatos que se juntem a nós nesse ato político que é muito importante para a nossa pré-candidatura”, declarou.

Evento faz parte do calendário pré-eleitoral

O lançamento ocorre durante o período de pré-campanha previsto pela legislação eleitoral, fase em que partidos e pré-candidatos intensificam encontros, articulações políticas e apresentação de projetos, respeitando as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral para o período anterior ao início oficial da campanha.

Serviço

Evento: Lançamento da pré-candidatura de Sílvia Cristina ao Senado

Data: 11 de julho de 2026 (sábado)

Horário: 18h

Local: Clube Vera Cruz

Endereço: Rua Dois de Abril, nº 1345, bairro Urupá, Ji-Paraná (RO)

FAQ
Quando será o lançamento da pré-candidatura?

No sábado, 11 de julho, às 18h.

Onde acontecerá o evento?

No Clube Vera Cruz, em Ji-Paraná.

Quem deve participar?

Lideranças políticas, apoiadores, pré-candidatos e representantes de partidos da federação União Progressista e de outras siglas.

Qual o objetivo do encontro?

Oficializar o lançamento da pré-candidatura de Sílvia Cristina ao Senado Federal e reunir apoiadores para o início da mobilização política.

Conclusão

O lançamento da pré-candidatura de Sílvia Cristina marca o início de uma nova etapa da disputa eleitoral em Rondônia para as Eleições 2026. O evento em Ji-Paraná deve reunir lideranças políticas e apoiadores em torno da pré-candidatura ao Senado, fortalecendo as articulações da parlamentar no estado.

Com informações de assessoria

Continue Reading

Tendências

RONDÔNIA 24 H © Since 2017 - 2026 Criado e Desenvolvido Por Mídia Mix Digital (69) 99320-9377 / 98126-2993